◘ CURRÍCULO BREVE




. Filosofia /Sociologia
. Prof.Westerley Santos

 CURRÍCULO BREVE - 2019                                                                         

I – NOME/CONTATO : 
 Westerley Antônio dos Santos. (BH-MG)
 E-mail: westerleyas@yahoo.com.br

II – HABILITAÇÃO:
 Filosofia, Filosofia da Educação, Axiologia e Ética, Antropologia Filosófica, Teoria do Conhecimento.
 Sociologia, Sociologia da Educação e História.
 Mestrado em Formação de Professores.
 Extensão acadêmica em Ética.

III – ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
 PROFESSOR: Atua na carreira docente, acadêmica, como professor regente de aulas.
 Pesquisador, palestrante e articulista na área de Filosofia, Ética, Educação e Ensino.
 Desenvolve Projetos pedagógicos, de pesquisa e de Gestão Escolar.
 Produção literária na área da Filosofia, Ética, Educação e Ensino.

IV – FORMAÇÃO ACADÊMICA:
 Mestrado em Educação e Formação de Professores. ( FUNIBER – Fundação Universitária Iberoamericana)
 Bacharelado e Licenciatura em Filosofia. (PUC- Minas)
 Extensão em Sociologia e História pela PUC/M.G.
 Extensão em Ética – UFMG e PUC/MG
 Especialização em linguagem e Discursos da Ciência. CEFET/MG.
 Teoria e Prática da Educação. SEE/MG
 Técnico em Gestão e Administração de Empresas. ADEMP.

V - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA EDUCACIONAL:
 Professor Titular na U.N.A. 2005 a 2010
 Professor substituto na UFMG. 2007.
 Pesquisador na área de Filosofia, Ética e Educação
 Professor na Rede Estadual de Ensino de MG.
 Professor Escola Particular – BH.
 Sócio-fundador da AFIPE (Associação de Filósofos Professores e Estudantes de Filosofia da Grande B.H.).
 Colaborador no Plano Decenal de Educação-2006/2010 do Município de Dom Joaquim/M.G.
 Coordenador do Projeto Educacional – Jovem de Futuro/MG. Instituto Unibanco- 2009/2012.
 Supervisor Projeto De Pesquisa Acadêmica - PIBID MEC/PUC –Minas – 2011/2014.
 Colaborador programa de Seminários de Filosofia _ “Colóquios de Minas” –PUC/MINAS.
 Colaborador em Revista Acadêmica –
 Colaborador Projeto político Pedagógico SEE/MG. “Modelo Funcional para Escola Pública”

V - CURSOS, PROJETOS, SEMINÁRIOS, PUBLICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS:
 Ganhador do Prêmio “Destaque acadêmico” / 1998- PUC/MG
 Ganhador do Concurso de monografia “ Sylvia de Resende Costa” / 1999 – PUC/MG
 Curso de Língua Estrangeira – Francês (cursando)
 Tecnologia da Informação - PRODABEL
 Curso técnico em Administração de Empresas.
 Curso de Organização de Empresas pela ADEMPE – SP
 Organização de Pequenas e Médias Empresas – IOB
 Windows/Word/Excel/ Micro-informática – PRODABEL e PRÓ-INFORMÁTICA.

VI – PALESTRAS, CONGRESSOS E SEMINÁRIOS: 
 PUC-Minas – Palestra: “ Escola real; um modelo a ser desconstruído” VI Simpósio do ICH - “Ética, Violência, Inversão
de Valores”,“ “Filosofia e Sociologia nas Escolas Públicas”- “ A formação do Professor” PucMinas. 2010-
 USP – São Paulo, 1999.
 FUNREY- São João Del Rei, 1999
 PUC/MINAS; “Trabalho ou ócio?”
 PUC/ - Colóquios De Minas: Filosofia Obrigatória no E. Médio - Barreiras e Perspectiva – 2002 a 2006.
 S E E-M.G – 2005; “Princípios Filosóficos para uma Humana-Docência”
 S.M.E.D. de B.H. 2005 “ Por uma Educação de Qualidade Social para Todos”.
 ALEMG- Mesa de Audiência Públuca da Assembléia Legislativa de M.G.- “Filosofia Obrigatória na Escola”

VII -PROJETOS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS:
 Coordenação de Pesquisa Acadêmica- Grupo de Filosofia PIBID/PUC – Tema: “ Dificuldades para o Ensino e
Aprendizado da Filosofia no Nível Médio.”
 TI –Educacional - Blog de Filosofia e Educação.
 Membro da Equipe de Elaboração do “Conteúdo Básico Curricular”– CBC de Filosofia para o Estado de MG.(2009)
 Projeto de letramento para o Ensino Médio: “Oficina Letras” e “Princípios da Hermenêutica Filosófica”
 Colaborador do Núcleo de Pesquisa e Defesa da Filosofia Obrigatória no Ensino Médio.
 Coordenador na III Conferência Municipal de Educação de B.Hte- C.M.E./2004
 Colaborador no Plano Decenal de Educação-2006/2010 do Município de Dom Joaquim/M.G.
 Elaboração Modelo Funcional Para Escola Pública:“Base estrutural para uma educação humanizadora”.
 Elaboração de projeto estrutural Político-Pedagógico Para Escola Pública - SEE-Metropolitana -B. (Os princípios
filosóficos e ações pedagógicas para uma Humana-docência).
 Participação no programa do E.J.A “Educação de Jovens e Adultos” e “Escola viva” do Estado de M.G./S.E.E-2005
 Elaboração de cursos para professores sobre a Humana-docência, Ética e Escala dos Valores. (Centro de Referência do
Professor da S.E.E. M.G), 2003.
 Coordenador do Projeto Jovem de Futuro. 2009/2012- Parceria Publico-Privado SEE/E.E.Fcº Brant/ I.Unibanco.2010.
 Idealizador e colaborador da Rede de escolas “Jovem do Futuro” – SÃO PAULO.
Supervisor no PIBID/MEC – 2012/2013 – Integração Escola/Universidade. (PUCMinas-Escola Básica).

VIII- PUBLICAÇÕES:
 Artigos sobre Ética, Educação, Filosofia e Humana-Docência, Docência e Escola Pública em revistas específicas da
área educacional- (Sapere Aude), Jornal da UFMG, Revista PUCMinas e jornal Estado de Minas.
 Livros: “A Servidão Consentida; Trabalho ou ócio?” e “Inquietações Filosóficas” (em fase de Revisão).
 Apostila sobre Ética, Antropologia e Epistemologia para Ensino Médio.
 Projeto Politico-pedagógico para Escola Pública - Um Modelo Funcional – SEE/MG,
 Produção de Vídeos Pedagógicos em Filosofia e produção tecnológica para a educação: “Grécia: berço da
filosofia”, “Café Filosófico”, “Galeria dos Filósofos”.
Artigos Análise e critica Filosófica Blog.

#

3 comentários:

  1. Não consigo acessar o material de aula texto 2/02
    Ass: Antonio Cesar escola brant turma 203

    ResponderExcluir
  2. Cadê a lista da turma 301?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, calma...Professor também merece férias!
      Aproveite saia do celular e vá ver a rua.
      Abraço!

      Excluir

Para facilitar, você pode postar como anônimo e se não se importar identifique-se (Texto com até 4096 caracteres)