◘ JOGOS PEDAGÓGICOS


NESTA PÁGINA VOCÊ ENCONTRARÁ VÁRIOS JOGOS FILOSÓFICOS-PEDAGÓGICOS PARA USO EM AULA.

.....................................................................................................................


Atividades de Jogos Filosóficos
Autoria: As atividades foram planejadas, discutidas e avaliadas pela equipe, e contaram com a assessoria da Prof. Inês Skrepetz, do colegiado de Letras da FAFIUV.
Autores: ALUNOS: PALOMA BRUNA 23, ULLI AGUIAR 28, LUCAS CHAMONE 34, RENAN SANTOS 35- 201.
Obs: Os jogos marcados com (*) foram acrescentados pelo Prof. Westerley Santos

OBJETIVOS:
O Objetivo destes jogos é estimular, por meio de dinâmicas, a inclusão dos alunos no processo de debate e construção do conhecimento filosófico. Ponto fundamental das atividades: conectar a um eixo temático (ética, cidadania, filosofia da ciência, etc.) para determinação do conteúdo. A partir disso, planejar a atividade visando estimular a reflexão sobre o tema através do jogo e do pensamento por meio do processo de interação e raciocínio.

JOGOS FILOSÓFICOS:

1) Jogo de observação e percepção: escolha um objeto, e faça cada um dos alunos descrevê-lo; compare as diferenças de observação, e crie o debate sobre estas diferenças. Usar figuras de ilusão de óptica.

2) Jogo do Julgamento: escolha um tema, divida a turma em grupos e realize um julgamento sobre o tema proposto, tendo cada grupo uma atribuição: defesa, promotoria, juizes, júri, etc. (ver Regras júri simulado)

3) Jogo da ironia: com recortes de jornal ou revista, identifique ironias nos anúncios ou reportagens e relacione com o tema da ética. Montar painel.

4) Jogo do boneco de jornal- (Diferênças): peça para a turma se dividir em grupos, cada qual portando tesoura (ou não). Peça para eles montarem um ser humano, e identifique as razões pelas quais eles ficam tão diferentes (trabalho em conjunto, harmonia, etc.).


5) Jogo dos adjetivos: desenhe um boneco (cabeça, coração e pernas) no quadro. Peça para cada aluno escrever seu nome e três adjetivos sobre si próprio. O professor pode ler cada um dos bilhetes identificando o aluno ou pedido que a turma identifique-o. Perguntar (no segundo caso): porque a turma não o percebe como ele se percebe?

6) Caixa de perguntas: definir um tema e montar uma caixa de perguntas; coloque a turma em círculo: coloque uma música e deixe a caixa andar; quando a música parar, o aluno retira uma pergunta e tenta respondê-la, e se estabelece o debate com os outros alunos. Depois, continuar o rodízio das músicas.

7) Jogo do Debate*: Lançar o tema para debate em sala de aula, deixando os alunos fazerem exposições sobre o tema. (ver regras apostila)

7a) Recorte pedaços de cartolina e distribua um para cada aluno.
7b) Peça aos alunos para temas de seus  interesses (livremente) e anotarem no pedaço de cartolina. (letra legível e grande),
7c) o aluno deve  colocar no verso o seu número de chamada e o de um colega a escolha.
7d) Recolha as cartolinas com os temas, devidamente enumeradas.
7e) Em um outro dia (se preferir) reúna a turma, de preferência, fora de sala.
7f) A turma em círculo irá sortear um ou dois números de cada vez ( usar os nº da chamada).
7g) O sorteio dos números pode ser feito com Dados ( de modo que a somatória deles, seja a suficiente para abranger todos os números da chamada) ou com papeis enumerados em um saco plástico, ou mesmo diretamente com as próprias cartolinas.
7h) Cada número sorteado refere-se à cartolina com o tema a ser debatido.
7i) Os alunos  referentes aos números dos temas sorteados na cartolina, já recebem 1 ou 2 pontos de incentivo pela colaboração/participação.  E serão eles a iniciarem o debate sobre o tema escrito na cartolina sorteada.

8) Exercício de alteridade: criar uma lista de qualidades (atributos) que devem ser encontrados nos outros (do tipo: “quem é o mais amoroso?”, “quem é o mais inteligente?”, etc.) Pegar uma caixa de bombons e sortear quem começará a atividade: o sorteado não deve receber o prêmio de imediato, mas passá-lo a quem ele considera como mais adequado na lista de perguntas. A seqüência deve continuar até o último aluno, quando a pergunta final deve ser “quem é o mais generoso?”, ou “quem tem melhor coração?”. Daí deve-se distribuir os bombons por igual entre todos. O objetivo é perceber o outro, saber se ele é percebido como tal, etc. obs: nunca utilizar conotações negativas.


9) Jogo da caverna: passar uma notícia no escuro, e depois estabelecer o debate e fazer o contraponto com o mito da caverna de Platão.

10) Dinâmica de leitura: dividir um texto em parágrafos, em partes de papel; colocar em balões (ou outro meio qualquer) e fazer a troca entre os alunos; depois, iniciar a leitura seqüencial, podendo fazer interferências breves. Relacionar as afirmações de cada um com o tema proposto.

11) Jogo de regras: criar um conjunto de regras, e colocar num ritmo musical; fazer os alunos executarem os comandos; o último será “ficar em silêncio”; após isso, iniciar a discussão sobre o que é vida em sociedade, estrutura e poder, etc.

12) Redação filosófica: apresentar um tema; depois, pedir uma produção textual com uma introdução (um texto) e pedir para que eles continuem a história, ou tema proposto.

13) Paródia: realizar uma paródia com um tema proposto baseado numa música qualquer. Obs: de preferência uma conhecida.

14) Jogo de escolha: dar o tema da aula; depois, pedir a cada aluno que coloque o que achou mais importante da aula junto com um doce; depois, fazer com que eles troquem os papéis, dando-os para quem eles preferirem. Obs: não permitir repetição dos alunos.

15) Construção de um diálogo filosófico: colocar um tema numa folha: fazer com que um aluno elabore uma resposta e uma pergunta; cada um deve fazer o mesmo, até o final, e depois o texto deve ser lido e discutido.

16) Cartazes: criar cartazes sobre um determinado tema; o mesmo pode ser utilizado como folderes, a ser depois impresso e distribuído.

17) Jogo de sensações: vendar os alunos, ou colocar tampões nos ouvidos, ou colocar mordaças nos alunos, e pedir a cada um deles para explicar uma tarefa. Objetivo: a questão dos sentidos e do conhecimento.

18)Jogo de investigação:  Mímicas de temas: um aluno sai da sala, enquanto os outros planejam uma mímica sobre um tema proposto. Ao voltar, ele deve descobrir qual o tema colocado (descobrir como investigar uma questão).

19) Expressão por desenhos ou poemas: dar um tema e pedir uma produção sobre isso, representando a idéia. Pode ser elaborada também como história em quadrinhos, em grupo.

20) Jogo do Espelho (percepção)*: Com um pequeno espelho sob o nariz os alunos devem olhar para o espelho enquanto caminham pelos corredores e  ou pátio tentando encontrar um lugar determinado que pode ser a sala de aula. (Obs: cuidado com escadas e obstáculos). Was.

21) Problematização e Conceitos Filosóficos*: dividir a turma em pequenos grupos e cada um escolhe uma ficha filosófica ( cada ficha contém um parágrafo de filósofos sobre um tema e no verso uma questão conceitual ou problematizadora a ser respondida. Exemplo: O homem é livre ou é determinado?, O que é liberdade e o que é determinismo?) was

22) Jogo de Reflexão*: Folha de questões – Com uma folha de questões filosóficas numerada ( para cada número da chamada há uma questão)  o aluno destaca a questão do seu número e apresenta sua reflexão respondendo a questão. Com a sala em círculo.

23) Jogo de solidariedade*: Com um rolo de barbante corte várias partes de 2 a 3 metros e distribua uma parte a cada participante. Os alunos devem ficar em círculo, una todas as pontas de um mesmo lado do barbante pendurando uma caneta. As outras pontas ficam nas mãos dos participantes. Ao centro do círculo coloque uma garrafa de refrigerante. O objetivo é colocar a caneta dentro da garrafa esticando e afrouxando o barbante, todos juntos. Não pode tocar ou se aproximar da garrafa ou tocar na caneta.


A DESENVOLVER           
24) Jogos de perguntas
25 - Jogos de debates filosóficos
26 - Jogo dos Cartões:
27 – Ficha filosófica – citações e bibliografia do filósofo.
27 – pesquisar jogos de lógica, dialética, argumentação.
28 – Montar jogo com os passos do filosofar.
29 – ver jogo com o cd mundo de sofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para facilitar, você pode postar como anônimo e se não se importar identifique-se (Texto com até 4096 caracteres)