PESQUISA: “UM DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES PARA O ENSINO E
APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA.”
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- Um diálogo entre o Ensino e o
Aprendizado da Filosofia no Nível Médio Público de B.H. - Santos, Westerley A. e Col.
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APRESENTAÇÃO:
Sérgio Murilo Rodrigues – Professor de Filosofia da PUC Minas e Coordenador
da área de Filosofia do PIBID – PUC Minas
Desde o primeiro momento em que o curso de
Filosofia da PUC Minas ingressou em 2010, via edital público, no Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a nossa maior preocupação
foi com a preparação do futuro professor de Filosofia para a realidade da
sala de aula. Essa preocupação era grande, porque a disciplina de Filosofia
tinha se tornado obrigatória no Ensino
Médio havia pouco tempo (2008). Na época, não tínhamos muitas informações
sobre o trabalho efetivo do professor dentro da sala de aula, da recepção dos
alunos à matéria, tínhamos pouco material didático a disposição dos
professores, não tínhamos uma ideia precisa de como deveria ser o currículo
de Filosofia, de como deveria ser a divisão dos conteúdos nos três anos do
Ensino Médio, não tínhamos ainda um bom número de relatos de experiências bem
sucedidas. Portanto, sabíamos que teríamos, como uma das nossas tarefas
prioritárias, organizar um diagnóstico da situação da Filosofia nas escolas.
Assim, pensamos em algumas questões que deveriam nortear nossos trabalhos:
Como a filosofia pode contribuir para qualificar a formação intelectual, ética
e cidadã das crianças e dos adolescentes? Como a disciplina de Filosofia deve
interagir com as outras disciplinas do currículo, a fim de contribuir
decisivamente para a interdisciplinaridade no ensino? Quais as formas de
inserção escolar que a Filosofia pode assumir? Qual o perfil profissional
(real e desejado) dos educadores envolvidos em projetos de ensino da
Filosofia nas escolas? Que tipo de formação profissional deve ser oferecida
nas instituições formadoras de professores? Ou mais especificamente, que tipo
de formação profissional deve ser oferecida aos licenciandos em Filosofia?
Assim, foi com muita satisfação que recebemos
a proposta do prof. Westerley Santos, supervisor da área de Filosofia do
PIBID-PUC Minas na Escola Estadual Francisco Brant, de trabalhar com seu
grupo de alunos da licenciatura para fazer esse levantamento da situação da
filosofia na escola: fazer “um diagnóstico das dificuldades para o ensino e
aprendizagem da filosofia”. Surge então uma interessante pesquisa-ação com a
proposta de estabelecer um diálogo entre o Ensino e o Aprendizado de
Filosofia no Nível Médio Público-
O
trabalho do prof. Westerley vinha diretamente ao encontro das nossas mais
altas expectativas nas metas que deveríamos alcançar com o PIBID na
Filosofia. Foi um trabalho lento, meticuloso e rigoroso, que requeria um
cuidado constante. Foram três etapas precedidas de longas discussões, leitura
e resenha de bibliografia da área, aplicação de questionários, tabulação e
interpretação de dados. Esta pesquisa foi um esforço conjunto da equipe
PIBID, com a colaboração de professores e alunos do Ensino Médio de cinco
escolas Estaduais de B.H. Com todas as dificuldades inerentes a manutenção da
continuidade de uma pesquisa de campo durante dois anos, cada um dos universitários
bolsistas do projeto deu a sua contribuição para a realização deste
importante trabalho diagnóstico sobre as dificuldades práticas que os
professores de Filosofia encontram na realidade da docência nas escolas
estaduais públicas.
Mas diante do resultado final não tenho
nenhuma dúvida em dizer que valeu muito a pena todo o esforço e trabalho. A
pesquisa-ação do prof. Westerley e de sua equipe será um precioso guia de
informações para aqueles que estão ingressando agora na carreira docente na
área de Filosofia, bem como para todos os estudantes de licenciatura
interessados no ensino de Filosofia.
Parabéns prof. Westerley, sua obra, Um diagnóstico das dificuldades para o
ensino e aprendizagem da Filosofia, agora disponibilizada para o público
em geral, é uma grande contribuição do PIBID Filosofia da PUC Minas para a
discussão nacional acerca da formação de professores de Filosofia.
Pesquisa na Íntegra:
ou neste BLOG à Direita, em "PROJETOS NO PIBID/PUC". |
ϕ WESTERLEY SANTOS - FILOSOFIA - PENSAMENTO CRÍTICO - EDUCAÇÃO - Este é um espaço para fins escolares, uma iniciativa de uso das TICs na educação, como apoio ao aluno,disponibilizando materiais de estudo e aberto à livre manifestação do pensamento Filosófico, com análises críticas e informações sobre diversos temas, com destaque para o tema da Educação e da Filosofia.ϕ
domingo, 28 de agosto de 2016
UM DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA 2015
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