A FILOSOFIA COMO BUSCA
DE SENTIDO E O DIFÍCIL PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA
Maria Dulce Reis
Doutora em Filosofia
(FAFICH/UFMG)
Professora de Filosofia
(ICH/PUCMINAS)
RESUMO
O presente texto discorre sobre questões provenientes
do que chamamos hoje de campo da Metafísica, mas que nasceram junto ao próprio
surgimento da atividade filosófica na Grécia antiga “o que é a Filosofia?”, “o
que é o homem?”, “algo se esconde ‘por trás’ do logos? Interesses, conflitos, dificuldades?”, “o que é e ‘haveria como’
ensinar Filosofia?”. Discutiremos brevemente sobre: a filosofia como busca de
sentido, a Filosofia como sintoma e remédio, o ensino-aprendizagem de
Filosofia, algumas de suas dificuldades e algumas sugestões metodológicas.
3 – O Ensino-aprendizagem de
Filosofia e alguns impasses
A que espécie
de educadores deve ser entregue o aprimoramento da alma de nossos jovens? Este
questionamento Socrático (Platão- Apologia 20ª-d) deveria nortear toda
pretensão de ensino-aprendizagem de Filosofia, ou seja, a consciência das
limitações da sabedoria humana e interrogação das condições psíquicas
necessárias a um pretenso mestre – que, ao mesmo tempo, conhece e ignora, que
pode apenas colocar-se como amigo da sabedoria, em constante busca de saber
sobre si mesmo e sobre o mundo.
O processo de
ensino-aprendizagem de Filosofia está sempre ligado à pergunta antropológica: o
que é o homem? Aprender é um processo. Um processo “teimoso” porque tem suas
regras próprias não acontece como o professor quer e sim conforme as
possibilidades e o investimento de cada um em particular, professor e alunos. O
investimento do professor costuma ser o de incentivar, mostrar o já sabido,
propor, tirar dúvidas, combater enganos, experimentar e formular métodos, criar
soluções. Já as possibilidades do professor ser bem sucedido em sua proposta,
elas dependem de formação intelectual e afetiva, ou seja, conhecimento e
capacidade de saber lhe dar com possíveis limitações, também intelectuais e
afetivas, não só dos alunos, como, também, de si próprio.
Quanto ao
investimento e as possibilidades dos alunos, elas são variáveis, pois há
aqueles que desejam aprender e apresentam dificuldades e há aqueles que não
estão em sala de aula para aprender e, sim, desejam outras coisas. Dificuldades
“internas” podem manifestar-se, como a baixa auto-estima (achar que não é capaz
de entender, de aprender), a inibição (o medo de errar, a vergonha de não
saber) ou mesmo a falta de humildade (achar que não precisa daquele
conhecimento, ainda que ele lhe esteja sendo oferecido). Não é o caso do
professor fazer papel devido aos pais ou a um psicólogo, mas ele pode
problematizar, estimular, e “fazer o seu convite” (no nosso caso, um convite à
Filosofia). Assim, quanto mais saudáveis as condições intelectuais e afetivas
do professor, maiores as possibilidades de boa resolução de tais impasses.
Quanto aos
alunos que “desejam outras coisas”, o professor pode e deve incentivá-los, mas
não deve ser culpado por um possível fracasso: não há textos, filmes, métodos
avançados de ensino capazes de ensinar a quem não quer se envolver no processo
de formação e aprendizagem. Sem dúvida, tais alunos tem o direito de “desejar
outras coisas” , mas sabemos que frequentemente
responsabilizam o outro (professor, o colega, a família..) pelos seus
fracassos desconsiderando que o aprendizado é o resultado de uma mistura de
esforço e prazer: o sacrifício de investir tempo, energia, diálogo, o prazer de
descobrir, de conhecer coisas novas, de “mudar de idéia, de reconhecer que não
sabia e que agora já sabe
um pouco mais”. Alguns alunos ainda não conseguem
diferenciar o que é bom e o que é ruim para si próprios, precisam amadurecer
para reconhecerem que, como diz Platão, há prazeres que são enganosos, que não
fazem o homem crescer e, sim, o diminuem, empobrece a sua própria alma.
Frequentemente, até o último momento o professor espera que este aluno se
“descubra”, acredita que ele possa não dar ouvidos a manifestações infantis.
Este texto é
parte do resumo do texto original: Ver texto na íntegra no endereço abaixo: